.

PALAVRA DO SENHOR (VERBUM DOMINI)

Este é um livro fundamental sobre a Bíblia. depois da Dei Verbum.

É um dos documentos mais importantes da História da Igreja.

PDF (DOWNLOAD) ver ANEXOS.

5,50 €
4,95 € Poupe 10%
Com IVA
Quantity:

A Difusora Bíblica e os Franciscanos Capuchinhos, pretendem celebrar o 10º aniversário da publicação da Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini (30 de setembro de 2010), oferecendo aos seus leitores o texto completo, com comentários de Herculano Alves.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente da Igreja Católica criada por Paulo VI como resposta ao concílio Vaticano II (15.09.1965), a fim de manter vivo o espírito conciliar de renovação permanente da Igreja. O próprio termo Sínodo (do grego synhodos) significa caminhar juntos. Tem como objectivo encontrar soluções pastorais para os grandes problemas da Igreja, e participam nele representantes do episcopado mundial. É uma espécie de concílio em miniatura.

Este Sínodo foi convocado a 6 de Outubro de 2006 para tratar o tema A palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja. Foi também a resposta de Bento XVI a muitas insistências feitas por várias instâncias da Igreja, durante o longo pontificado de João Paulo II, para que se comemorasse dignamente um século da primeira encíclica bíblica da História da Igreja – Providentissimus Deus, de Leão XIII, 1983 – e os 50 anos da segunda – Divino afflante Spiritu, de Pio XII, 1943. Bento XVI respondeu a todos com este Sínodo dos Bispos.

Depois do anúncio, apareceu o primeiro documento preparatório – os Lineamenta/Linhas de orientação. Recebidas e organizadas as repostas, surgiu o Instrumentum laboris/Instrumento de trabalho, que serviu de base à discussão do Sínodo. Na reunião do próprio Sínodo, houve ainda a Relatio ante disceptationem/Relação antes do debate, na qual se recolhia o resultado do Instrumentum laboris. Seguidamente, ouviu-se a exposição, durante 10 minutos, de cinco Padres sinodais, que relataram a situação das suas Igrejas em relação à palavra de Deus.

Nesta primeira fase, todos os membros do Sínodo puderam expor, durante 5 minutos, algum ponto do Instrumentum laboris que acharam mais importante. Dez dias depois, o cardeal relator fez a Relatio post disceptationem/Relação depois do debate, durante 70 minutos.

Numa segunda fase, os pontos em questão foram discutidos nos Círculos Menores, de carácter linguístico, em que intervieram também especialistas e “ouvintes” presentes no Sínodo.

terceira fase do Sínodo realizou-se também nos Círculos Menores, que apresentaram propostas concretas (Proposições). Recolhidas numa lista unificada de 254, foram submetidas a novo exame e reduzidas a 55, para serem apresentadas, pela Secretaria Geral do Sínodo, ao Santo Padre. A partir delas, é que foi redigida a presente “Exortação pós-sinodal”. O Sínodo enviou ainda a Mensagem final ao povo de Deus, em 24 de Outubro de 2008.

Apresentamos aqui o texto completo da Exortação, com alguns comentários e questões para reflexão no fim de cada uma das secções, em que estão divididas as suas três Partes.

Bento XVI
005-5001
95 Itens

Referências específicas

Descarregar

Descarregue aqui

Descarregar (1.53M)